5 Mudanças no Estilo de Vida para Evitar o Câncer
Um recente estudo publicado pelo jornal Nature nos Estados Unidos afirma que a maioria dos cânceres (70-90%) são causados pelo estilo de vida e fatores do ambiente e não por “má sorte” de uma mutação aleatória. Os pesquisadores concluíram que mutações causadas por fatores externos são as causas lideres da maioria dos cânceres incluindo pele, pulmão, colo-retal, bexiga e tireoide. Esta é a boa notícia, pois se você quer prevenir o câncer, tudo que você precisa é fazer algumas mudanças simples no seu estilo de vida que podem fazer uma grande diferença na sua vida e na sua saúde.
Considere estas 5 mudanças no seu estilo de vida para evitar o câncer:
1. Não Fume
O fuma é responsável por pelo menos 30% de todas as mortes de câncer e 87% das mortes de câncer de pulmão. A química encontrada na fumaça do cigarro, tais como benzina, polônio-210, benzo(a)pireno e nitrosaminas danificam nosso DNA incluindo importantes genes que nos protegem contra o câncer. Além do mais, fumaça de tabaco aumenta a dose de radiação devido a presença de materiais radioativo naturais contidos nas folhas do tabaco que são uma das causas mais significantes para o câncer. Considerando estes fatos, evitar fumar pode reduzir o risco de cânceres relacionados as doenças cardiovasculares. Se você não fuma, NÃO COMECE, e se você fuma, quanto mais cedo parar será melhor.
2. Mude o Hábito para Comer Saudável
Uma dieta saudável rica em vegetais, frutas e fibras, é fundamental para a prevenção do câncer. Fitoquímicos, que ocorrem naturalmente produtos químicos da planta, tais como carotenóides, indoles, polifenóis, etc., inibem o crescimento de células de câncer e reduzem a inflamação. Por outro lado, o consumo diário de carne vermelha e carnes processadas, o açúcar refinado e farinha refinada podem aumentar o risco de câncer. De acordo com Joel Fuhrman, MD, a chave para a longevidade, perda de peso saudável e proteção contra o câncer é comer alimentos ricos em nutrientes, que é predominantemente aqueles alimentos que têm um alto teor de nutrientes em comparação com calorias.
3. Fique Ativo e Matenha o Peso Saudável
Ficar fisicamente ativo e manter um peso corporal saudável tem muitos benefícios que ajudam na prevenção de diferentes tipos de câncer. Estudos têm demonstrado que a obesidade está relacionada com o aumento de insulina, que pode levar ao desenvolvimento do câncer. Além disso, em mulheres obesas, valores mais elevados de estrogénio aumentam o risco de câncer de mama, do endométrio e dos ovários. Estudos sugerem que a prevenção do ganho de peso pode proteger contra câncer de cólon, de mama (pós-menopausa), endométrio, rim (células renais) e câncer de esôfago. Recomenda-se fazer pelo menos 30-40 minutos de atividade física todos os dias para manter a forma.
4.Cuidado no Sol
Sobreexposição à radiação ultravioleta ( UV) do sol é a principal causa de câncer de pele não-melanoma, o câncer mais comumente diagnosticado nos EUA. Os raios UV excessivos podem danificar o DNA nas células da pele que continua a acumular-se com a exposição repetida e eventualmente leva ao câncer de pele. Mais de 5 milhões de casos de câncer de pele pode ser prevenida por proteger a pele contra a exposição excessiva do sol e evitando aparelhos de bronzeamento artificail. Algumas outras dicas incluem ficar na sombra, cobrindo áreas expostas, e generosamente aplicar protetor solar com FPS 15. [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][ Nota do Editor: Embora a exposição excessiva pode contribuir para câncer de pele, a exposição solar adequada, na verdade, ajuda o corpo a prevenir muitos tipos de câncer.]
Abster-se de álcool
Um relatório do Programa Nacional de Toxicologia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos relaciona o consumo de bebidas alcoólicas como um carcinogéneo humano. A pesquisa mostra que o álcool aumenta o risco de câncer do intestino (colorretal), mama , faringe e laringe, esôfago e fígado. Quando o álcool é metabolizado no organismo, se decompõe em acetaldeído, um produto químico tóxico que pode causar danos ao DNA levando ao câncer. A American Cancer Society recomenda que as pessoas que bebem álcool devem limitar a sua ingestão a não mais de 2 drinques por dia para homens e uma bebida por dia para as mulheres. [Nota do editor : Mesmo uma bebida alcoólica por dia pode aumentar o risco de câncer de mama de forma significativa.] Uma série de fatores de risco estão associados com câncer e pode parecer impossível evitar todos eles. Mas você tem muitas oportunidades em sua vida para fazer escolhas sábias e, finalmente, você tem o poder para abraçar um estilo de vida mais saudável e reduzir o risco de câncer.
Por Dra. Susan Silberstein
Referência:
[1] Ledford H. Cancer studies clash over mechanisms of malignancy: Debate surrounds relative
importance of environmental and intrinsic factors. 16 December 2015Nature Volume 528 Pages: 317
[2] http://science.sciencemag.org/content/347/6217/78
[3] http://www.cancer.org/cancer/cancercauses/tobaccocancer/tobacco-related-cancer-fact-sheet
[4] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK53010/
[5] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21926418
[6] http://www.aicr.org/reduce-your-cancer-risk/diet/elements_phytochemicals.html
[7] https://www.drfuhrman.com/library/article24.aspx
[8] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3786180/#R5
[9] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2567071/#bib15
[10] http://www.cancer.org/acs/groups/content/@research/documents/document/acspc-047079.pdf
[11] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC113773/
[12] http://ntp.niehs.nih.gov/ntp/roc/content/listed_substances_508.pdf
[13] http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/arh25-4/263-270.htm
[14] http://www.eurekalert.org/pub_releases/2011-09/ace-amc090811.php
[15] http://www.cancer.org/acs/groups/cid/documents/webcontent/002903-pdf.pdf