Carne Processada Causa Câncer
Um grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde anunciou que o consumo de carne processada (como bacon, salsicha, frios e cachorro-quente) faz com que o são fatores positivos para o desenvolvimento de câncer. O grupo também concluiu que a carne vermelha como a carne bovina, carne de porco e cordeiro provavelmente causam câncer também.
Em outubro de 2015, 22 cientistas especialistas de dez países reuniram-se no Centro Internacional de Investigação do Câncer (IARC), em Lyon, França, para avaliar todas as provas e avaliar a carcinogenicidade de carne vermelha e carne processada. O relatório, publicado na revista médica Lancet, confirmou muitos estudos anteriores sobre as ligações entre carne e câncer.
Carne Processada refere-se a carne que tenha sido transformada por salga, cura, defumada, ou com o uso de conservantes químicos para melhorar o sabor ou vida de prateleira. O relatório IARC especificamente identificou o presunto, cachorros-quentes, salsichas e carne seca. Com base nas evid6encias do câncer de estômago e colorretal, os cientistas classificaram a carne processada como definitivamente “cancerígeno para os seres humanos.”
Na verdade, “cada porção de 50 gramas de carne processada comida diariamente aumenta o risco de câncer colorretal em 18 por cento”, afirmou o IARC. E que o risco aumenta com a quantidade de carne consumida.
“Tendo em vista o grande número de pessoas que consomem carnes processadas, o impacto global sobre a incidência de câncer é de importância na saúde pública”, concluíram os peritos.
Carne bovina, suína e de cordeiro – – Os cientistas classificaram o consumo de carne vermelha como “provavelmente cancerígeno para os seres humanos” por causa de sua associação com câncer de pâncreas e próstata.
O Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR), que estuda o papel de estilo de vida e câncer, também tem recomendado a redução da quantidade de carne de vaca, porco, cordeiro e outras carnes vermelhas na dieta e evitar carnes processadas, como bacon, salsicha e cachorro-quente. AICR estima que o consumo de uma dieta saudável e prática de atividade física regular pode prevenir 50% dos diagnósticos de câncer colorretal e, provavelmente, cerca de um terço de todos os cânceres – quase 350.000 casos por ano!
por Dra. Susan Silberstein